Governo Lucimar cria Casa do Empresário em Valparaíso
Há um ano, os pequenos, médios, micro empresários e empreendedores individuais de Valparaíso de Goiás ganharam um espaço exclusivo onde são disponibilizados vários serviços de interesse do setor empresarial. O complexo funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e abriga oito programas e representações de empresas comprometidas com a capacitação dos empreendedores locais e com o desenvolvimento econômico e social do município.
No mesmo local funcionam o Procon, Sebrae, Banco do Povo, Goiás Fomento, Sicredi, Caixa Crescer, Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG), a Associação Comercial e Industrial de Valparaíso de Goiás (ACIVALGO). Com isso, os empreendedores evitam perda de tempo, reduzem custos, já que não precisam mais se deslocar para outras cidades quando precisarem resolver demandas específicas relacionadas a esses órgãos e programas.
A ideia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico era ter um espaço exclusivo para atender os empresários de forma desburocratizada. Mas, para garantir atendimento especializado capaz de satisfazer as necessidades dos empreendedores era preciso, primeiramente, investir na construção de uma nova sede. Anteriormente, as atividades funcionavam em uma casa na Etapa A.
Em 2014, as novas instalações passaram a funcionar em uma área de 500m2 no Parque Rio Branco. São dois auditórios com 20 e 60 lugares, respectivamente. Vários eventos já foram realizados no complexo como o 1º Seminário de Crédito II Fórum de Desenvolvimento Sustentável da região Metropolitana do DF.
A partir da nova aquisição, foi possível desenvolver várias ações e executar políticas públicas voltadas ao emprego, renda e fomentar setores da indústria, comércio, serviços e turismo. Vale destacar a realização do 1º Censo Econômico em parceria com IEL e Codeplan, que serviu de parâmetro para planejar e direcionar melhor as ações de fomento.
No início da atual gestão, o Banco do Povo que estava com a Carteira de Crédito suspensa, fechou 2014 com um crédito disponível de R$ 20 milhões. Enquanto nos quatro anos da gestão anterior foram feitas 2.505 formalizações, no governo vigente em apenas dois anos esse número subiu pra 2.263. Isso corresponde a um aumento de 90,33% de regularizações de empresas. No mesmo período foram realizados mais de 3.200 mil atendimentos e 154 empresários capacitados.
Serviços oferecidos na SMDE
Banco do Povo – disponibiliza crédito a empreendedores populares e de baixa renda o que fortalece as atividades econômicas e contribui para o desenvolvimento local.
Goiás fomento – estimula a realização de investimentos, a criação de emprego e renda para as famílias mediante a concessão de crédito em condições favoráveis.
SICREDI – cooperativa de crédito com mais de três milhões de associados com modelo de gestão que valoriza a participação dos cooperados.
Caixa crescer – oferece microcrédito e produtos de microfinanças para pequenos e micro empreendedores.
PROCON – Promover o equilíbrio das relações de consumo por meio da aplicação das normas de defesa do consumidor em benefício da sociedade.
SEBRAE -entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972 com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. (Da redação)