Educação de Novo Gama tem nova cara
A educação em Novo Gama vive um novo momento. Os professores das escolas municipais Jorge Amado e Bernardo Ellis têm se empenhado para desenvolver projetos que viabilizem uma educação de qualidade para os alunos.
Na Bernardo Ellis, por exemplo, existe um projeto voltado para a agricultura familiar. De acordo com a Diretora da unidade, Irene Maria dos Santos Fagundes, os professores separam um momento da aula para a realização de oficinas de agricultura. Irene ressalta que as oficinas contam com o apoio da Secretaria de Agricultura Urbana do Novo Gama. “Todos os dias separamos um momento da aula para realização das oficinas. É muito bom e os nossos alunos cobram e isso para nós é ótimo. Nós temos o apoio da Secretária de Agricultura Josélia que é muito presente. Ela fornece as mudas, o adubo, o calcário e inseticida”, frisa a Diretora.

Irene ainda conta que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), também disponibiliza um técnico para orientação e realização das oficinas.
Já na Escola Jorge Amado, funciona uma sala de Recursos Multifuncionais (SRMF). Estas salas são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
Segundo o Diretor da unidade, Silas Muniz, o AEE é realizado pela professora Solange Gomes dos Santos. Silas informa que na escola atualmente existem dezesseis estudantes em atendimento. Ele destaca que os atendimentos são previamente agendados de segunda a quinta-feira, duas ou três vezes por semana, com duração de cinquenta minutos cada um, no contra turno.
Vale lembrar que as Salas de Recursos Multifuncionais do município de Novo Gama fazem parte das ações de Programas do Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP, para apoiar a organização do Atendimento Educacional Especializado/AEE aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular.
O município de Novo Gama conta hoje com dezesseis SRMF, sendo que dessas, dez estão em pleno funcionamento. (ASCOM de Novo Gama)