Tiros de canhão celebram 60º aniversário da coroação de Elizabeth II
O 60º aniversário da coroação da rainha Elizabeth II da Inglaterra foi celebrado nesta segunda-feira (3) com duas salvas de canhão disparadas em locais emblemáticos de Londres.
Soldados da Tropa Real de Artilharia Montada dispararam 41 tiros de canhão em homenagem à soberana, de 87 anos, ao meio-dia no Green Park, perto do palácio de Buckingham, com seis canhões da Primeira Guerra Mundial transportados em procissão por 71 cavalos desde o quartel de Wellington.
Uma hora depois, a Honorável Companhia de Artilharia realizou outros 62 disparos a partir da Torre de Londres, que abriga as joias da Coroa.
Elizabeth II foi coroada em 2 de junho de 1953, dia que neste ano caiu em um domingo, quando tradicionalmente não são disparadas salvas de canhão.
A rainha, que celebrou a ocasião em particular, comparecerá na terça-feira ao lado de seu marido Philip, de 91 anos, e de outros membros de sua família a uma missa solene comemorativa na Abadia de Westminster, no mesmo local onde foi coroada com 27 anos.
Na época, no entanto, a soberana já ocupava há 16 meses o trono, ao qual ascendeu após a inesperada morte de seu pai, George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952.
Por isso, as celebrações do sexagésimo aniversário da coroação serão mais discretas do que os grandes eventos realizados no ano passado em ocasião de seu Jubileu de Diamante.
Além de várias exposições relacionadas à data, em julho está previsto um festival de quatro dias nos jardins do palácio de Buckingham, que incluirá música, teatro, dança e gastronomia.