Putin diz que Turquia ‘irá se arrepender’ por derrubar caça russo

000_dv2192402

A Rússia nunca esquecerá a derrubada de seu avião militar pela Turquia na fronteira síria, e os turcos “vão lamentar o que fizeram”, advertiu o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (3).

“Não esqueceremos jamais (…) os que atiraram pelas costas contra nossos pilotos”, declarou o presidente durante seu discurso anual sobre o estado da nação. “Não entendo por quê fizeram isto. Apenas Alá sabe (…) Vão lamentar o que fizeram”.

Em uma referência claramente voltada ao Ocidente, Putin disse durante discurso anual que países “não deveriam aplicar padrões duplos sobre o terror” ou usar grupos terroristas para vontades próprias, segundo a Reuters.

Ele acrescentou que Moscou não vai ignorar o “financiamento de terroristas” por parte de Ancara, e voltou a atacar seus líderes, a quem acusou de “encher os bolsos com petróleo roubado” na Síria e no Iraque.

Moscou acusa o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e sua família, de se beneficiar do negócio do petróleo saqueado pelo Estado Islâmico (EI).

A resposta russa ao incidente com o bombardeiro, acrescentou no entanto, não se limitará às sanções econômicas anunciadas esta semana contra a Turquia, que incluem o fechamento do mercado russo a produtos alimentícios turcos.

“Se alguém pensa que cometer um crime de guerra e matar nossa gente lhe custará alguns tomates, se equivoca. Voltaremos a lembrar o que fizeram e ainda o lamentarão mais de uma vez. Sabemos o que devemos fazer”, destacou Putin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *