Dono de iate que afundou na Flórida é empresário no Brasil e foi resgatado
O empresário estava entre as 13 pessoas resgatadas pela Guarda Costeira americana.
Segundo o jornal Extra, Richard Paul é diretor presidente do Conselho de Administração da BRMalls, rede que administra 49 shoppings em diversos estados do Brasil — nove deles no Rio de Janeiro, sendo sete na capital, como o NorteShopping e o Shopping Tijuca. É considerada a maior empresa da área no país.
A informação sobre o iate “Serena III” foi publicada pelo jornal “Sun Sentinel” — sediado em Fort Lauderdale, cidade de onde partiu a embarcação — e confirmada pela reportagem. Uma parente de Richard afirmou, por telefone, “não estar autorizada” a comentar o assunto e disse apenas que “estão todos bem”. A Guarda Costeira dos Estados Unidos emitiu um comunicado informando que nenhum dos resgatados precisou de atendimento médico.
A embarcação saiu do porto de Fort Lauderdale às 16h18, no horário local. De acordo com a Guarda Costeira, pouco mais de duas horas depois, foi feito um pedido de socorro pelo rádio, informando que o iate estava afundando. A operação de resgate mobilizou um helicóptero, um bote e um navio da corporação. O “Serena III” submergiu completamente 25 minutos após a conclusão do salvamento, numa área com aproximadamente 360 metros de profundidade.
A publicação refere que entre os resgatados, estavam seis passageiros — entre eles Richard Paul —, seis membros da tripulação e o capitão do iate, todos brasileiros.
As causas do naufrágio estão sendo investigadsa pelas autoridades americanas. Uma das possibilidades, ainda não confirmada, é que a embarcação tenha colidido com algo ao zarpar.
Segundo o “Sun Sentinel”, o iate está avaliado em até 15 milhões de dólares, o equivalente a pouco mais de R$ 60 milhões. O vídeo divulgado pela Guarda Costeira americana que mostra o “Serena III” afundando.

