Prefeitura de Valparaíso traça plano para garantir êxito em mutirão

Por determinação do governo federal, será realizado, amanhã (13), em todo o país, o Mutirão Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Em Valparaíso de Goiás, a Prefeitura decidiu traçar uma linha de ação para garantir êxito nas atividades de eliminação do mosquito durante a mobilização desse sábado. Para isso, foi realizada uma reunião nesta sexta-feira (12) que contou com a participação da Prefeita Lucimar Nascimento, representantes das secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, além de agentes municipais de saúde.

valpmutirão

O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O principal objetivo da reunião foi motivar todos os atores responsáveis pela linha de frente de combate ao aedes para que estimulem a população a assumir o protagonismo da luta contra a proliferação do mosquito.

A ocasião também serviu para incentivar os Agentes Comunitários de Sáude (ACS’s) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), incumbidos das visitas domiciliares. No entendimento da Administração municipal, a conscientização da comunidade passa pelo trabalho realizado, não somente pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, mas por toda a equipe do governo e pelos órgãos de segurança parceiros do Executivo local.

Na opinião da Prefeita Lucimar Nascimento é preciso que todos os valparaisenses abracem a luta contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, dentre outras doenças. “A População tem que entender o quanto é grave essa epidemia. É preciso se conscientizar de que 80% dos focos estão no quintal de casa. Precisamos estar unidos, independentemente de religião, cor ou partido. O desafio é imenso. Todos sabem da gravidade da situação. Temos que dar as mãos nesse momento”, recomenda a gestora.

O mutirão está previsto para começar às 8h da manhã. A concentração será em frente à sede da Secretaria de Saúde e contará com a presença do representante da Presidenta Dilma, Sr. Olavo Noleto, Secretário-Executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Esta é a segunda força-tarefa realizada pelo governo municipal, além das operações de rotina dos servidores da saúde. A expectativa é que a força-tarefa reúna centenas de pessoas, incluindo a participação de fiéis das igrejas católica e evangélica somada a cooperação de voluntários.

Texto: Francisco Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *