China investe na construção de banheiros para atrair turistas

novacap

O presidente chinês, Xi Jinping, decidiu apoiar uma campanha de construção de milhares de sanitários em pontos turísticos da China. A inicitiva busca promover as viagens como um novo propulsor de crescimento econômico.

A Administração Nacional do Turismo chinesa informou que 14,3 mil banheiros foram construídos em 2015, e 7.689 foram reformados. Em um evento na cidade turística de Yesanpo, nas montanhas a oeste de Pequim, o diretor-assistente da administração do turismo, Li Shihong, disse que a organização investiria 12,5 bilhões de yuan (R$ 6,7 bilhões) neste ano na construção de banheiros. A reportagem da China News, uma agência oficial de notícias, refere ainda que “dezenas de bilhões adicionais” seriam colocados em pé.

O turismo está entre as atividades que Pequim vem promovendo como parte dos esforços para reduzir a dependência da economia em relação à indústria e à construção.

Segundo reporta o jornal Folha de S. Paulo, as agências de viagens da China receberam o equivalente a 112 milhões de diárias individuais de turistas no quarto trimestre de 2015, 17% acima do resultado do período de um ano antes. Os gastos totais com viagens subiram em 15%, para 3,03 trilhões de yuan (R$ 1,6 trilhão), em 2014.

A campanha dos sanitários enfrenta o desafio de superar que “os hábitos de uso de banheiro dos chineses não são civilizados”, o que gera custos maiores de suprimento e manutenção, de acordo com uma apresentação realizada em Pequim pela agência de administração turística.

A publicidade deverá se esforçar para alertar sobre as novas unidades, uma das medidas envolve adesivos hoje vistos com frequência nos banheiros, com a frase “um pequeno passo à frente para você, um salto gigantesco para o comportamento civilizado”.

Além disso, a publicação destaca que o governo deve inaugurar uma estrutura de dois andares com cinco lavatórios no piso superior e, no inferior, um café oferecendo wi-fi grátis, um terminal automático para a compra de ingressos para as atrações locais e um ponto de recarga para veículos elétricos.

Recorde-se que, na China, ainda é comum urinar e defecar em público, especialmente por parte de crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *