Pediatras de postos de saúde do DF terão de reforçar emergências

hospital-santa-maria (1)

Pediatras lotados em centros de saúde do Distrito Federal deverão cumprir 30% da carga horária em emergências nos prontos-socorros e UPAs nos próximos seis meses. A medida foi publicada no Diário Oficial do dia 29 de abril. O objetivo é manter o serviço sem interrupção nos hospitais públicos.

Ao todo, a rede conta com 631 profissionais na área. Desses, 239 estão em centros de saúde – equivalente a 37,8%. Os médicos estão submetidos a dois regimes: 20 horas semanais, tendo de cumprir seis horas nas emergências, ou 40 horas semanais, passando a ter de fazer 12 horas nos hospitais.

A decisão, válida por 180 dias, pode ser prorrogada por igual período. De acordo com a Secretaria de Saúde, o prazo é o necessário para a realização de um novo concurso público ou de contratações temporárias.

“Nosso principal objetivo é melhorar o atendimento e fazer com que a população tenha pediatras sempre que precisar”, afirma o coordenador de Pediatria da Secretaria de Saúde, Henrique Gomes. Segundo a pasta, não haverá acréscimo de custo no orçamento.

Em abril do ano passado, o GDF já havia determinado que pediatras lotados em cargos de chefia ou funções administrativas atendessem também nas emergências dos hospitais regionais de Sobradinho, Taguatinga e Materno Infantil, além da UPA do Núcleo Bandeirante. Eram 31 profissionais, que juntos reforçariam em 624 horas semanais as urgências.

Entre as justificativas apontadas pelo então secretário, João Batista de Sousa, estavam o estado de alerta por causa das infecções pelo vírus sincicial respiratório, a necessidade de reforço na especialidade e o próprio estado de emergência da saúde, decretado em 19 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *