Secretaria de Educação promove abertura dos Jogos Escolares 2016

Aluno acende a pira dos Jogos Escolares do DF, em 2015 (Foto: Secretaria de Educação/Divulgação)
Aluno acende a pira dos Jogos Escolares do DF, em 2015 (Foto: Secretaria de Educação/Divulgação)

Seja individual ou coletivamente, o cooperativismo, mais uma vez, entra em quadra com os Jogos Escolares do Distrito Federal, promovido anualmente pela Secretaria de Educação por meio da Gerência de Educação Física e Desporto Escolar (GEFID). A abertura da 56ª edição será realizada nesta quinta-feira (5), no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, às 14 horas, com apresentações de percussão, dança de rua e ginástica artística, desfile das escolas que vão participar em 2016 e acendimento da pira dos jogos. Jovens nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos vão competir em 15 modalidades, no primeiro e no segundo semestre, respectivamente.

As inscrições para a primeira faixa etária, para modalidades coletivas, foram até o dia 15 de abril, mas ainda há vagas para disputas individuais. As primeiras partidas de futsal terão início no dia 09 de maio. Neste ano, a SEE/DF estima o aumento de 5% na participação em relação à edição 2015, que contou com 8.682 inscrições.

Para a segunda faixa etária, haverá um intervalo entre os dias 1º de agosto a 30 de junho para oficializar a participação. No entanto, os Jogos Escolares do DF farão uma pausa no fim do mês de julho até o fim de agosto, devido às Olimpíadas do Rio de Janeiro. O término está previsto para a primeira quinzena de outubro.

Escolas da rede pública e privada participarão dos jogos. No ano passado, 188 inscreveram jovens de 12 a 14 anos — 63 particulares e 125 públicas – e 193 no grupo de 15 a 17 anos – 69 particulares e 124 públicas. A divisão dos grupos levará em consideração a classificação anterior. Já os locais dos jogos deste ano serão revezados de acordo com a demanda de cada região administrativa, com foco na descentralização dos jogos, conforme orientação desde o ano de 2012.

As modalidades, para ambos os grupos — exceto o vôlei de praia, apenas para jovens de 15 a 17 anos — são: badminton, basquete, futsal, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, handebol, vôlei, caratê e as provas de atletismo.

Os estudantes que forem vencedores nos Jogos Escolares do DF representarão o DF nos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no mês de setembro, em João Pessoa (PB).

Serviço

Abertura dos Jogos Escolares do DF

Data: 05/05/2016

Horário: às 14 horas

Local: Ginásio de Esportes do Cruzeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *