Flamenguista ferido em briga de torcidas no DF segue em estado grave
Espancado por integrantes da Mancha Verde – torcida organizada do Palmeiras – durante o intervalo do jogo no Estádio Mané Garrincha neste domingo (5), o flamenguista Evandro Gato seguia internado em estado grave no Hospital de Base de Brasília na manhã desta segunda-feira (6). De acordo com a Secretaria de Saúde, o resultado da tomografia do homem, que tem 47 anos, foi considerado normal. Não há previsão de alta.
O confronto aconteceu no anel superior da arena. De acordo com a Polícia Militar, palmeirenses invadiram a área reservada à torcida rival e deram início ao confronto. Eles arremessaram lixeiras contra flamenguistas e usaram um extintor de incêndio contra PMs. Parte dos agressores tampou o rosto para não ser identificado.
A polícia reagiu com bombas de efeito moral e spray de pimenta. O gás se espalhou pelo estádio e chegou a atingir o campo. Desesperado, um pai palmeirense carregou o filho cadeirante no colo na tentativa de tirá-lo o mais depressa do estádio.
Três flamenguistas ficaram feridos na confusão, além de três policiais. Evandro Gato, segundo o Corpo de Bombeiros, teve várias contusões, cortes na face e lesões na cabeça. Ele seguia na sala vermelha do Hospital de Base nesta segunda-feira. O quadro ele era considerado estável.
As duas outras vítimas passaram por avaliação em cirurgia geral e ortopedia e já tiveram alta. Elas foram encaminhadas para a delegacia, para prestar depoimento. Até esta segunda, apesar de haver 21 palmeirenses detidos, os agressores não haviam sido identificados.
Entre os torcedores levados à delegacia havia um morador do Recanto das Emas. Todo o restante é de São Paulo. Nenhum dos 21 detidos foi autuado em flagrante, e todos têm entre 18 e 31 anos. “A ocorrência está sendo investigada quanto à natureza criminal.”
A Polícia Militar informou que os torcedores entraram em bares e arremessaram lixeiras contra os policiais. Três sargentos se feriram. Um teve o nariz quebrado por uma pedrada. Outro se machucou na mão, atingido por estilhaços e o terceiro se feriu nas costas depois que torcedores jogaram um extintor. O jogo terminou em 2 a 1 para o Palmeiras.