Dilma e Temer disputam nomes em placas de inauguração de obras

naom_575eb9cc1fc46

Desde que o presidente interino Michel Temer assumiu o poder, há pouco mais de um mês, as inaugurações de obras públicas têm sido palco de uma disputa sutil. Dependendo da orientação política de governadores e prefeitos, as placas saem com nomes do presidente em exercício ou da presidente afastada, Dilma Rousseff. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Em inauguração da obra de duplicação da Avenida Orlando Gomes em Salvador, no último dia 3, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) exebiu placa onde era possível ler: “Dilma Rousseff, presidenta da República”. Por outro lado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB) inaugurou o Centro de Treinamento Paralímpico duas semanas antes com placa que exibia o nome de Temer.

Na opinião do especialista em direito público e professor da Universidade Federal da Bahia Celso Castro, não existe lei que regulamente a prática. “A rigor, a placa não deveria ter o nome de ninguém, pois vira propaganda de caráter promocional. Em países sérios, isso não existe”, afirma.

De acordo coom a assessoria do governo, a opção pelo nome de Dilma é para dar créditos à gestão que financiou a obra e demonstra uma “postura republicana” do governador. O governo de São Paulo afirmou, em nota, que não existe “padrão preestabelecido e opção ideológica por trás de placas de inauguração”.

Nesta semana, o governador de Alagoas e filho de Renan Calheiros, Renan Filho (PMDB), deve inaugurar uma das etapas do canal do sertão, principal obra hídrica de sua gestão, e colocar Dilma na placa. Três dias após a posse de Temer, Renan já havia inaugurado um campus do Instituto Federal de Alagoas na cidade de Murici com créditos à petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *