Após saída do Reino Unido da UE, movimento quer independência de SP

Centro_de_SP

Logo após o plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, um movimento quer separar São Paulo do resto do país. Pelo Facebook, o Movimento São Paulo Livre garante que “com organização, seriedade e planejamento, é possível ‘fazer o impossível’… inclusive fazer de São Paulo um país livre. Eles acreditaram, e fizeram acontecer. Agora é nossa vez, paulistas!”.

O motivo, segundo a página, para São Paulo se tornar um país é que o estado “é obrigado a dar, todo santo dia, mais de 1,3 BILHÃO de reais para o governo federal desperdiçar com corrupção, má gestão, malversação e roubalheira”. Para a campanha, os pró-saída criaram a hashtag #Sampadeus (Sampa dá “adeus” para o Brasil”).

O SPL organiza ainda para outubro uma votação, na qual os eleitores paulistas poderão dizer se querem se tornar independentes do Brasil. E, para isso, eles precisam montar postos de votação nas regiões, além de recrutar mesários, auxiliares de votação e coordenarores regionais.

Haverá, na ocasião uma cédula — nada de urna eletrônica. Nelas, estarão duas perguntas. “Você está insatisfeito com o jeito como São Paulo está politicamente representado na República Federativa do Brasil?” e “Se ‘sim’, você gostaria que São Paulo se tornasse um país independente?”. O eleitor terá que responder “sim” ou “não” para ambas as perguntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *