Maranhão quer esforço concentrado para compensar festas juninas

naom_5731e4fdbe038

Após liberar os deputados por duas semanas para os festejos juninos, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), avisou na manhã desta terça-feira (28) que haverá um esforço concentrado na semana que vem para tentar compensar as ausências no período.

“Na próxima semana faremos um esforço concentrado, trabalhando de segunda (4) a quinta-feira (7), para que possamos oferecer ao país uma agenda positiva e dar andamento aos trabalhos da Casa”, disse nesta manhã ao chegar à Câmara.

Semana passada, as votações no plenário ocorreram na segunda (20) e na terça (21), por conta do dia de São João, em 24 de junho. A intenção de Maranhão era emendar o dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, e só retomar as sessões deliberativas na próxima semana, em 4 de julho.

Depois de ser bastante criticado, contudo, o presidente interino decidiu convocar sessão plenária para esta terça. “Todo ano, no período das festas de São João, a bancada do Nordeste tem essa necessidade de estar na base”, justificou.

Normalmente, as votações no plenário ocorrem de terça à quinta-feira. Contudo, Maranhão anunciou que não vai descontar as ausências dos deputados que faltarem à sessão desta terça. Quando estava à frente da Câmara, o presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tinha o costume de cortar o salário dos faltosos.

A tendência, dessa forma, é que o plenário da Câmara esta noite esteja esvaziado. Alguns deputados acreditam que sequer haja quórum para votação.”Os deputados que estiverem aqui darão sua contribuição, farão seus debates.

Vamos discutir as matérias de relevância para o país, compreendendo que é possível ter uma Câmara participativa, democrática. Sessão não vai ter corte e falta de ninguém”, disse Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *