Projeto de Delmasso que proíbe comercialização de cigarros perto de escolas é rejeitado

O projeto de lei 392/2015, do deputado Delmasso (PTN), que proíbe a comercialização de cigarros e derivados do tabaco em um raio de duzentos metros das instituições de ensino do Distrito Federal foi rejeitado. Os deputados distritais Reginaldo Veras (PDT) e Luzia de Paula (PSB) votaram contra o projeto na Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Câmara Legislativa.
Delmasso afirmou que não há dúvidas de que a comercialização de cigarro e tabaco nas proximidades das instituições de ensino facilitam o acesso da criança e do adolescente a essas substâncias maléficas. De acordo com estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, sendo que, 15 anos é a idade média de iniciação.
Segundo o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles, a iniciação precoce ao tabagismo pode aumentar em quase o dobro o risco de danos à saúde. “Quanto mais cedo se estabelece a dependência à nicotina, maior o risco de morte prematura”, afirmou Meirelles.