Elenco de Game of Thrones visita refugiados sírios na Grécia
Separados por quilômetros e uma guerra iminente em Game of Thrones, Cersei Lannister, Davos Seaworth e Arya Stark não se cruzaram na sexta temporada da série, que terminou há uma semana, em 26 de junho.
Seus intérpretes, porém, estiveram juntos na Grécia até a última sexta-feira (1) por uma causa humanitária: visitaram os campos que abrigam refugiados sírios no país.
Lena Headey (Cersei), Liam Cunningham (Davos) e Maisie Williams (Arya) documentaram a viagem com o propósito de chamar a atenção de líderes europeus para a causa após o acordo entre União Europeia e Turquia em vigor desde março. A determinação fecha as fronteiras do continente aos imigrantes irregulares, que devem agora ser devolvidos à Turquia.
Segundo os atores, a medida submeteu os refugiados a um tratamento desumano. “Não é um desastre natural, mas uma crise fabricada por homens. Há 57 mil refugiados na Grécia. Campos para refugiados na Europa? É esse mesmo o padrão que os líderes europeus querem definir como sua maneira de responder à crise global de refugiados?”, afirmou Cunningham.
Williams diz que se sente responsável por “levar as histórias dessas pessoas adiante e mudar a maneira como o mundo as vê”.
“São pessoas inteligentes, trabalhadoras, que querem ir para casa. Querem voltar para suas comunidades, querem dar educação a seus filhos. Estão presas, e inacreditavelmente tristes. Podemos fazer mais por elas. Devemos fazer mais”, afirmou Headey. Com informações da Folhapress.