Concurso de bombeiro exige exame de papanicolau ou prova de virgindade

WhatsApp-Image-20160727-4

Um exame dos 26 exigidos pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) no edital do novo certame da corporação vem causando polêmica entre os concurseiros. Na lista de requisitos, está a obrigatoriedade do exame colpocitopatologia oncótica para as candidatas da seleção. Esse termo escolhido pelos bombeiros nada mais é do que o papanicolau – procedimento ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.

Embora seja um procedimento importante para a saúde da mulher, o papanicolau é um exame invasivo, principalmente se estiver entre as exigências de de um concurso público. No entanto, nem todas as concorrentes são obrigadas a fazê-lo. De acordo com o item 10.2.3.1.2 do regulamento, as virgens, ou nas palavras do edital, “a candidata que possuir hímen íntegro” está dispensada de apresentar o exame desde que apresente atestado médico comprovando a virgindade, com assinatura, carimbo e CRM do médico ginecologista.

edital-bombeiros

 

Concursos militares têm o histórico de exigir o papanicolau e a prova de virgindade, embora sejam alvos frequentes de processos judiciais. Em nota, o CBMDF informou que a apresentação de exames e realização de testes físicos se justifica pela necessidade dos candidatos gozarem de boa saúde para o exercício da função bombeiro-militar.

No texto enviado pela corporação, destaca-se ainda: “O exame papanicolau trata-se de um exame preventivo indicado para mulheres no período compreendido entre o início da vida sexual/fértil ao início da menopausa. A não apresentação do referido exame, no contexto das exigências do certame, será suprida pela apresentação do exame que atesta a virgindade da candidata. Sobre o exame de próstata, informamos que se trata de um exame preventivo indicado aos homens a partir dos 40 anos de idade, idade superior ao limite de idade para ingresso nos quadros da corporação. Vale ressaltar que são exigidos outros exames aos candidatos, objetivando atestar a sua boa condição de saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *