Governador e deputados federais discutem com Temer melhorias para a economia do DF

temer-rollemberg-bancada-do-df-e1472394166478

Em busca de medidas que melhorem a situação econômica de Brasília, o governador Rodrigo Rollemberg e seis dos oito deputados federais da bancada do Distrito Federal reuniram-se com o presidente da República interino, Michel Temer. Antes do encontro no fim da tarde desta sexta-feira (26) no Palácio do Planalto, o grupo já havia debatido propostas no Palácio do Buriti.

“Alguns instrumentos atendem mais alguns estados que outros. Estamos unidos em torno dos interesses comuns da população brasiliense. Precisamos de recursos para enfrentar o déficit”, explicou Rollemberg ao fim do encontro. O DF tem um déficit projetado em R$ 1 bilhão até o fim do ano, de acordo com a Secretaria de Fazenda.Como o projeto de lei complementar que trata da renegociação das dívidas das unidades federativas com a União — em tramitação no Congresso Nacional — beneficia estados mais endividados, em especial do Sul e do Sudeste, os representantes do DF expuseram as necessidades de Brasília.

Líder da bancada distrital no Congresso, o deputado Izalci (PSDB) contou que Michel Temer se comprometeu a fazer uma avaliação técnica e política sobre as propostas apresentadas. “Discutimos necessidades e ideias de solução. Claro que conversamos sobre a questão da segurança também, que envolve diretamente recurso. Então, a preocupação é resolver primeiro a questão econômica”, justificou. Entre os temas da reunião também estavam questões do Fundo Constitucional do DF.

Como coordenador da Bancada do DF no Congresso Nacional, o deputado Izalci Lucas informou que que a visita com o presidente Temer foi para defender os interesses de Brasília e para evitar que a crise na segurança pública se aprofunde ainda mais.

“Na conversa com o governador Rodrigo Rollemberg falamos sobre a isonomia da Polícia Civil com a Polícia Federal e os reajustes para a Polícia Militar e Bombeiros. Propusemos ainda ao governador um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o objetivo de por fim nas derrubadas nos condomínios”, destacou Izalci.

O objetivo do TAC, segundo Izalci, é impedir novas construções para que o GDF possa realizar estudos para possíveis alterações no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e outras ações de regularização. A ideia é, após a construção do Termo, ir à justiça para tentar um acordo.

Já com o presidente Michel Temer, explica Izalci, pedimos que fossem analisadas as perdas do Fundo Constitucional do DF de anos anteriores que devem girar em torno de R$ 1,3 Bilhões. “Conversamos ainda sobre a possibilidade de benefícios referentes a renegociação das dívidas com os estados”.

Os deputados federais Augusto Carvalho (SD), Laerte Bessa (PR), Rogério Rosso (PSD), Ronaldo Fonseca (Pros) e Rôney Nemer (PP), além do chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio, participaram da reunião com Temer. No Palácio do Buriti, o grupo contou com a presença dos secretários de Fazenda, João Antônio Fleury, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, da procuradora-geral do DF, Paola Aires Corrêa Lima, e do consultor jurídico da Governadoria, René Rocha Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *