Escola de Planaltina é a primeira a receber o Viva Brasília
A Escola Classe 2 de Arapoanga, em Planaltina, é a primeira a receber o Viva Brasília nas Escolas, que busca aplicar a metodologia do programa de segurança pública em instituições da rede pública de ensino que tenham histórico de violência. O governador Rodrigo Rollemberg esteve na cerimônia de entrega da revitalização feita na unidade, primeira etapa do projeto.
“Hoje é dia de agradecer aos nossos parceiros, principalmente ao Exército Brasileiro, que permitiu a recuperação dessa escola. É muito gratificante ver a alegria das crianças, dos professores e dos servidores”, afirmou o governador de Brasília Rodrigo Rollemberg.
A revitalização incluiu reforma na fachada da escola, nas salas de aula, nos corredores internos e no parquinho, que recebeu, dos alunos, o nome de Soldadinho de Chumbo. Toda a obra foi feita de maneira compartilhada entre diversos órgãos do governo de Brasília e do exército brasileiro. “Uma das missões do exército é desenvolver ações subsidiárias, e esse projeto é de extrema importância visto que estamos investindo em crianças que são o futuro do País”, disse o coronel Carlos Cinelli, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial.
O objetivo do Viva Brasília nas Escolas é integrar órgãos governamentais, sociedade civil e movimentos voluntariados no desenvolvimento de ações que diminuam a criminalidade na juventude. Para alcançar a meta, foram pensadas três frentes: Núcleo de Articulação Territorial Escolar, Brasília Cidadã na Escolae Comitê da Paz na Escola. Esses grupos, que serão próprios de cada colégio, trabalharão para criar ações específicas dentro da realidade local.
A integração entre as forças de segurança tem mostrado resultados positivos desde que foi institucionalizada pelo Programa Viva Brasília Nosso Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Durante a entrega da revitalização da escola, a secretária de Segurança Pública e da Paz Social do DF, Márcia Alencar, falou sobre a ideia de levar o sucesso dessa metodologia para escolas públicas do Distrito Federal. “O objetivo é trabalhar preventivamente a política de segurança pública e expandir a experiência para as áreas que são mais sensíveis em relação a história de violência e criminalidade em Brasília. Assim, poderemos derrubar o ciclo da violência e construir a cultura de paz dentro do ambiente escolar”, afirmou.
METODOLOGIA DO VIVA BRASÍLIA SERÁ LEVADA A ESCOLAS PÚBLICAS DO DF
A Escola Classe 2 de Arapoanga atende 1,1 mil crianças e jovens de cinco a 15 anos, da educação infantil ao quinto ano. “Para nós é um dia de festa porque nossos alunos ganharam uma escola toda revitalizada”, Ângela Queiroz, vice-diretora da escola. O projeto-piloto será estendido para outras quatro unidades, na Asa Sul, em Ceilândia, em Samambaia e Taguatinga.
Após a visita à escola, o governador esteve no Mestre D’Armas para ouvir da população as principais necessidades dos moradores. Esse foi um compromisso assumido por Rollemberg na Roda de Conversa na região administrativa, na quinta-feira (25). Em seguida, almoçou no restaurante comunitário e passou pela Avenida Independência para conversar com a comunidade.
Acompanharam o governador os secretários de Educação, Júlio Gregório Filho; de Mobilidade, Marcos Dantas; e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Coimbra; a subsecretaria de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Joana Mello; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; o administrador regional de Planaltina, Vicente Salgueiro; a diretora da Escola Classe 2 de Arapoanga, Georgina Lopes; e o deputado distrital Agaciel Maia (PR).