Lêda Borges declara guerra à violência contra a mulher

Seguindo a programação especial do mês da mulher, a titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges, realiza ciclo de palestras nos municípios goianos. A programação voltada às mulheres em todo o estado aborda a rede de atendimento a mulher em Goiás, ressaltando temas como à violência doméstica, igualdade de gênero, e empoderamento feminino. Cidades como: Valparaíso, Padre Bernardo, Abadiânia, Planaltina, Luziânia,  Damianópolis, Cidade Ocidental e Novo Gama foram ou serão contempladas.

O Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria Cidadã, lançou em março, a campanha publicitária em comemoração ao mês da Mulher. A ação que traz como mote “Mulher não é cabide para você pendurar seu desrespeito”, tem o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre atos diários de preconceito e violência contra a mulher que passam despercebidos como tais.

Lêda Borges afirma que “a mulher tem o direito de ser quem ela quiser, tem o direito de ser feliz, sem agressões físicas, verbais ou psicológicas. Ela tem o direito de ser livre para ser mulher”.

“A campanha busca divulgar as formas mais comuns de violência contra a mulher e a rede de proteção à mulher em Goiás. Nós queremos chamar a atenção para o perigo da disseminação de preconceitos velados em comentários que se espalham na internet, entre amigos e até nas nossas casas”, comenta a secretária Lêda Borges afirmando que “a mulher tem o direito de ser quem ela quiser, tem o direito de ser feliz, sem agressões físicas, verbais ou psicológicas. Ela tem o direito de ser livre para ser mulher”.

Atualmente a Rede de Apoio à Mulher em Goiás é composta por 22 delegacias especializadas (DEAMs), uma casa de passagem em Valparaíso, Núcleos Especializados de Atendimento Psicossocial e Jurídico (NEAMs) às mulheres em situação de vulnerabilidade e Centros Especializados de atendimento à Mulher (CEAMs) e um Centro de Referência Estadual de Igualdade (CREI) situado na Avenida Goiás, no centro de Goiânia.

Goiânia, Anápolis, Posse, Águas Lindas, e Aparecida de Goiânia contam com o projeto Patrulha Maria da Penha, uma parceria da Secretaria Cidadã e de Segurança Pública e Administração Penitenciária, onde equipes compostas por policiais militares femininas que promovem preventivamente o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica e familiar, apoiando às ocorrências de violência doméstica e familiar, apoiando o cumprimento das medidas protéticas de urgência previstas na Lei 11.340/2006 – Maria da Penha.

fonte:

O Democrata / Edição de André Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *