Paralisação de rodoviários deixa DF sem ônibus nesta segunda (28/8)

O brasiliense que depende de ônibus para se locomover foi surpreendido na manhã desta segunda-feira (28/8) com uma paralisação surpresa dos rodoviários. A ação tem como objetivo pressionar os donos de empresas por um novo reajuste salarial. No DF, cerca de 850 mil pessoas utilizam o transporte coletivo. A previsão é que a categoria permaneça de braços cruzados durante todo o dia ou até que as empresas sinalizem com algum acordo.

No início de julho, os rodoviários conseguiram 4% de aumento. Agora, pedem mais 2% para que o ganho seja real (acima da inflação) e ainda que não haja cortes nos planos de saúde e odontológico, assim como aumento na carga horária de trabalho. As empresas ofereceram reajuste total de 4,5%.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a paralisação afeta 100% da frota do DF. “A paralisação é para pressionar as empresas pelo fechamento da data base que não foi concluído até o momento. Estamos buscando uma proposta satisfatória. Só pretendemos voltar após uma sinalização”, disse o diretor José Carlos da Fonseca (Gibran).

Há relatos de que não há ônibus circulando em Taguatinga, Sobradinho, Gama, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina e Santa Maria. Por volta das 6h05, todas as baias da rodoviária do Plano Piloto também estavam vazias, sem nenhum coletivo.

Na quarta-feira da semana passada, a categoria também fez uma paralisação relâmpago no final da tarde e tumultuou a volta para casa.

Aguarde mais informações

fonte:

A previsão é que a categoria permaneça de braços cruzados durante todo o dia ou até que as empresas sinalizem com algum acordo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *