PMDB oficializa Friboi como candidato ao governo de Goiás

A Executiva do Diretório Estadual do PMDB se reuniu, na manhã de ontem, e decidiu que o empresário Júnior Friboi é o pré-candidato do partido para disputar o governo do Estado nas eleições do próximo ano. “Em votação unânime a Executiva do partido decidiu pelo apoio à pré-candidatura de Júnior Friboi”, explicou o presidente do partido, deputado estadual Samuel Belchior. A reunião foi provocada basicamente por três dos deputados federais que apoiam Júnior Friboi: Pedro Chaves, Leandro Vilela e Sandro Mabel.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Apenas uma voz dissonante ocorreu: o ex-deputado Wagner Guimarães optou por se abster da votação e deixar de referendar o nome de Júnior Friboi como todos os demais membros da direção. Ele também já havia colocado seu nome à disposição do partido como pretendente à candidatura ao governo. “Seria incoerente de minha parte manter meu nome à disposição do partido e referendar um nome em uma decisão que não tem embasamento legal nem jurídico”, explicou.

De acordo com o presidente Samuel Belchior os demais pré-candidatos, como o ex-deputado Ivan Ornellas, também poderão registrar seus nomes e manter a discussão. A única ressalva feita por Belchior é quanto ao ex-prefeito Iris Rezende, que não declarou, até agora, ser pré-candidato ou intenção de disputar a Convenção do PMDB que definirá o “cabeça de chapa” ao governo. “Iris Rezende nunca se posicionou como candidato ou pré-candidato”, frisou o presidente.

A providência do PMDB foi classificada por Samuel Belchior como “uma oportunidade, um crédito que o partido está dando a Júnior Friboi”. O deputado lembra que o empresário ficará garantido agora para “desenvolver um amplo trabalho no Estado de Goiás e se viabilizar para as eleições do próximo ano”.

Sobre especulações iniciais de que Júnior Friboi teria um prazo pré-estabelecido para se firmar como candidato viável eleitoralmente o presidente Samuel foi taxativo. “Não existe um prazo para isto. Obviamente que em política deve ser analisado cada momento e o tempo é que irá dizer sobre a continuidade do trabalho.”

Pesquisas

As lideranças do PMDB consideraram que o trabalho a ser desenvolvido por Júnior Friboi e as bases serão fundamentais para que o pré-candidato deslanche nas pesquisas, mas que para isto ele contará com apoio incondicional da direção.

“Nós acreditamos que ele possa crescer. Todo pensamento é de acompanhar e ajudar. O PMDB dá seu apoio ao Júnior e ele também precisa fazer o caminho da ‘via-sacra’ e procurar os demais partidos para aglutinar ao máximo outras siglas ao seu projeto. O engajamento da Executiva na campanha de Júnior será total, como a votação demonstrou ao ser unânime”, comentou.

Para o deputado estadual Bruno Peixoto o clima no partido com a definição é de “união e parceria”, além de despertar a militância do PMDB para uma pré-campanha com Júnior Friboi. “É o momento de projetar o crescimento dele e de unir as forças para fazer uma campanha massiva visando ganhar as eleições no próximo ano.”

Quanto à participação do ex-prefeito Iris Rezende na campanha os líderes são unânimes em afirmar que Friboi tem o apoio dele. “Iris Rezende é, sem sombra de dúvida, o maior líder político de Goiás e que irá comandar a campanha do PMDB. Iris apoia essa decisão da Executiva do PMDB e irá transferir seu prestígio para o candidato ao governo”, frisou Bruno Peixoto.

Renovação

 No final da tarde Júnior Friboi esteve na sede do Diretório do PMDB para ser comunicado oficialmente da decisão do partido. O encontro foi prestigiado por deputados, prefeitos e lideranças de todo o Estado, inclusive iristas históricos.

Júnior ressaltou o ambiente de união que está pretendendo para o partido e que caminha sob orientação do ex-prefeito. “Iris é meu grande amigo e meu irmão. Ele é quem dará a condução em nossa caminhada rumo à vitória. A renovação que o partido tem buscado incrementar, será fundamental para a vitória que pretendemos”. O trabalho prossegue agora, segundo Júnior, com visitas ao interior e intensificando os contatos com outras lideranças.

“Eu não tenho dúvidas que vamos vencer as eleições e fazer uma renovação na administração de Goiás. Vamos acabar com essa ditadura provinciana e fazer uma alternância para Goiás. Temos em mãos pesquisas mostrando ser muito favorável nossa vitória”, frisou. Júnior também elogiou a biografia do ex-prefeito Iris Rezende e disse confiar em seu apoio para a campanha.

Pesquisa indica crescimento

 Os membros da Executiva receberam uma pesquisa Ibope, feita para consumo interno, que indica o potencial de crescimento de Júnior Friboi com apoio do ex-prefeito Iris Rezende. Em um cenário apresentado aos eleitores pesquisados onde Júnior conta com apoio de Iris ele já desponta com 22% da preferência e Marconi Perillo teria 31%.

Outro dado consultado na pesquisa é uma hipotética disputa para o Senado em que Iris Rezende tem 42% da preferência para a vaga disputada, bem à frente de outros virtuais candidatos, como Ronaldo Caiado e Vilmar Rocha. (Por: DM.COM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *