Video: Márcia Rollemberg revela batalha contra o câncer

Com um lenço de seda na cabeça, a primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, pode até transparecer uma certa fragilidade. Na última segunda-feira, ela se submeteu à 11ª sessão de quimioterapia. Está se tratando para evitar uma recidiva do câncer de endométrio, o tecido que reveste a parede do útero, descoberto em julho. No dia da medicação, sente náuseas, cansaço e passa algumas horas internada no Hospital Santa Lúcia. Perdeu parte do paladar e prefere “massas e pães, um copo de leite, porque as carnes estão sem sabor”.
Em meio à batalha, Márcia, aos 56 anos, mantém a disposição. Tem vários projetos em andamento, vai a eventos e, de vez em quando, toma uma taça de espumante. Vive a vida, como diz, a cada dia, agradecendo por se sentir bem. Márcia Rollemberg fez uma histerectomia total, em agosto. Retirou o útero, o ovário e os linfonodos (glánglios linfáticos) da região afetada. A biopsia indicou que não houve contaminação e as chances de cura são de 95%. Mas a luta é diária.
A primeira-dama recebeu o diagnóstico numa semana de festas na família, véspera do aniversário de 58 anos do marido, o governador Rodrigo Rollemberg. Guardou o segredo para não atrapalhar a alegria na casa. Aos poucos, foi conversando com cada um. Chegou a pensar em não fazer a quimioterapia porque se sentia muito bem e não queria passar pelos efeitos do tratamento. Mas decidiu seguir os conselhos de seu oncologista, Fernando Maluf. Depois das quimios, vai tirar férias, descansar um pouco e se submeter a uma nova fase, da radioterapia, em 2018.
Com o câncer, Márcia vive uma relação ainda mais próxima com o mundo espiritual. Faz orações, meditação e, assim que soube da doença, esteve em Abadiânia com o médium João de Deus, amigo da família. Ele prometeu acompanhá-la. Para Márcia, essa ajuda já tem surtido efeito. A cirurgia para retirada dos órgãos reprodutores foi um sucesso e levou duas horas a menos do que o normal. O mais difícil foi se despedir do útero, um sentimento de perda para quem gestou quatro filhos. Agora, os cabelos. Hoje, no entanto, ela se sente em processo de cura e disposta a enfrentar todos os desafios.
Agora, sentindo-se mais forte, decidiu contar a sua história, em entrevista:
https://youtu.be/gFvUIEYbXzk
