Seul anuncia negociações de alto nível entre as Coreias
Coreia do Norte e Coreia do Sul terão negociações de alto nível a partir de quarta-feira, anunciou nesta terça-feira o ministério da Unificação sul-coreano, antes da retomada das reuniões das famílias separadas pela guerra da Coreia há 60 anos.
O encontro acontecerá na cidade de fronteira de Panmunjom, local frequente de reuniões entre as delegações dos dois países, disse o porta-voz do ministério, Kim Eui-do.
Funcionários do ministério sul-coreano da Defesa, da Unificação e do gabinete presidencial estarão presentes.
Recentemente, Seul afirmou que concordava em iniciar negociações de alto nível se Pyongyang decidisse abandonar o programa de armamento nuclear.
As negociações de quarta-feira abordarão “temas importantes”, como a retomada do programa da reunião das famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953), segundo o porta-voz sul-coreano.
Os encontros, que reúnem irmãos, filhos e pais separados há mais de 60 anos, foram suspensos há três anos em consequência do aumento da tensão na península coreana.
As reuniões previstas para setembro do ano passado foram anuladas no último momento por Pyongyang. As próximas estão programadas para 20 e 25 de fevereiro, mas vários analistas acreditam que também serão canceladas.
Os comentarias lembram que no fim de fevereiro acontecerão os exercícios militares EUA-Coreia do Sul, que Pyongyang critica todos os anos por considerá-los um teste para uma invasão do país.
O ministério sul-coreano da Unificação afirma que a reunião de quarta-feira acontecerá por iniciativa do Norte. (Por: AFP)