Deputados declaram que quilombolas, índios, gays e lésbicas não prestam

Declarações de dois deputados federais gravadas no dia 29 de novembro de 2013 causam polêmica ao serem postadas na internet. As imagens vieram a tona nesta quarta-feira (12) e começaram a gerar muitos comentários nas redes sociais. Isso porque o discurso dos parlamentares além das críticas ao governo da presidente, Dilma Rousseff (PT), mostram comentários contra homossexuais, índios e quilombolas.

 Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Os parlamentares são Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Alceu Moreira (PMDB-RS). O discurso foi proferido em uma audiência pública da Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados na cidade de Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul. Heinze é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

O vídeo foi publicado ontem no YouTube e está mobilizando ambientalistas, movimentos LGBT e também a classe de defende os direitos indígenas. Na declaração mais polêmica do vídeo o deputado Heinze diz que Gilberto Carvalho está a serviço dos grupos minoritários. Gilberto Carvallho é o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

“Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma. É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta. É eles que têm a direção e o comando do governo”, declara Luiz Carlos Heinze.

Alceu Moreira (PMDB-RS)
Alceu Moreira (PMDB-RS)

Já o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) critica o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organização que defende os povos indígenas e é ligada à Igreja Católica. Segundo ele o Cimi “é uma organização cristã, que de cristã não tem nada, que está a serviço da inteligência americana e europeia para impedir a expansão das fronteiras agrícolas do Brasil”.

Os dois deputados ainda motivam os produtores rurais a se defenderem contra os índios. “Nós, os parlamentares, não vamos incitar a guerra, mas vos digo: se fardem de guerreiros e não deixe um vigarista desse dar um passo em sua propriedade. Nenhum”, declara Alceu Moreira. E o deputado Heinze ainda diz, “resolvemos os sem-terra lá em 2000 e vamos resolver os índios agora não interessa o tempo que seja.”

Segundo a imprensa nacional, ambos os parlamentares ainda não se manifestaram sobre o vídeo. Gilberto Carvalho também ainda não deu declarações a respeito do episódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *