Bombeiros apresentam novas viaturas, mas veículos ficarão na garagem

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realiza, nesta quinta-feira (13/06/2019), uma cerimônia na Praça do Buriti para entregar 24 novas ambulâncias, chamadas de viaturas tipo Unidade de Resgate (UR); e 24 caminhonetes chamadas de Auto Rápido Florestal (ARF). Apesar da solenidade, há um problema: os veículos não podem entrar em circulação.

A entrega é sem efeito prático, pois as viaturas ainda não foram equipadas com rádio, o emplacamento não foi realizado e, por isso, o cartão de abastecimento não pôde ser expedido.

O contrato firmado com a empresa Mardisa S/A para a aquisição das ambulâncias é de 14 de fevereiro de 2019, e as viaturas foram trazidas de Sorocaba (SP) em maio. Já as caminhonetes estão há quase três meses paradas no pátio do 15° GBM, onde fica a garagem central, no fim da Asa Sul.

Problemas

A compra das viaturas acontece dois anos depois da chegada das últimas unidades. A maioria não recebeu a manutenção adequada e já não se encontra em condições de circular pelas ruas do DF.

Das 35 compradas em 2017, apenas seis continuam atuando no socorro e outras duas trabalham na policlínica dos CBMDF. O Metrópoles foi até o Centro de Manutenção de Equipamentos e Viaturas (CEMEV) e flagrou as ambulâncias inutilizadas.

Procurado, o CBMDF não havia se pronunciado até a última atualização desta matéria.

fonte:

Metrópoles