MORRE TERCEIRA VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA EM SANTA MARIA

No último dia 19/06, Dalvani Alves da Costa (56 anos), morreu após ser diagnosticada com o vírus da dengue tipo 2. Dalvani era esposa de um empresário da cidade, que contraiu o vírus da dengue na QR 117 de Santa Maria Norte, quadra identificada com o surto da doença.
Somente no mês de abril desse ano, duas pessoas morreram em Santa Maria, vítimas de dengue hemorrágica. Dona Graça, a primeira vítima, era moradora da QR 218 de Santa Maria Norte. A segunda vítima, Maria José Rodrigues, 60 anos, moradora da QR 302 de Santa Maria Sul. Dona Maria morreu no último dia 12/04, após ser internada e diagnosticada com o vírus. De acordo com Jacy, filho de Maria, somente em sua rua, foram diagnosticadas mais 4 pessoas com o vírus, incluindo a sua cunhada. “A sensação que temos é de que estão acobertando a gravidade do problema. São muitos casos, porém não noticiam. E a vigilância sanitária parece fazer vista grossa para a situação”, desabafou Jacy.
Desde o início do ano, foram registrados 31 óbitos, 47 sobreviventes que se encontravam em estado grave e 619 casos de dengue com sinais de alarme, em todo o Distrito Federal. O grupo de idade mais afetado está entre os 20 a 49 anos.
O diagnóstico da dengue é dado por meio de exame de sangue. Veja quais são os sintomas mais comuns:
» Febre alta com início súbito (entre 39 e 40 ºC)
» Fortes dores de cabeça
» Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento)
» Manchas e erupções na pele
» Cansaço extremo
» Dores nas articulações
» Náuseas e vômitos
Cuidados a se tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor:
» Evitar acúmulo de água parada em recipientes
» Tampe baldes, lixeiras, caixas d’água e tonéis
» Deixe garrafas viradas para baixo
» Coloque areia nos pratos de vasos de plantas
» Mantenha ralos e calhas sempre limpos
» Utilize repelente
» Acione a Vigilância Ambiental, SLU ou Novacap, em caso de suspeita de foco do mosquito.
