Escola de Santa Maria aprova gestão compartilhada com a PM

comunidade escolar do Centro Educacional (CED) 416, em Santa Maria, aprovou a implantação do modelo de gestão compartilhada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A votação ocorreu na noite desta terça-feira (01/10/2019) e teve 87,05% das manifestações favoráveis ao novo modelo. Participaram pais, alunos e professores. O CED 416 foi escolhido para a consulta após a comunidade escolar rejeitar, por 57,66%, a implementação do projeto no colégio Gisno, na Asa Norte.

Segundo a Secretaria de Educação, a escola, situada em uma das regiões administrativas mais carentes do DF, foi escolhida com base no Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica. A nota do Ideb do CED 416 em 2015 para o ensino fundamental, por exemplo, foi 3,6 pontos (numa escala de zero a 10). A média estipulada como meta era de 4,3 pontos.

Agora, a instituição de Santa Maria passará a ser a 10ª escola do DF a receber esse novo modelo de administração. As outras que aderiram ao projeto são: Centro Educacional 3 de Sobradinho; Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; Centro Educacional 1 da Estrutural; Centro Educacional 7 de Ceilândia; Centro Educacional Condomínio Estância III de Planaltina; Centro Educacional 1 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante e o Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia.

A intenção do governador Ibaneis Rocha (MDB) é encerrar seu mandato com pelo menos 30 unidades transformadas em cívico-militares. No total, a rede pública de ensino do DF tem 678 centros de ensino, segundo o Censo Escolar 2018.

fonte:

METRÓPOLES