MP apura denúncia de problemas na psicologia do Hospital do Gama

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apura denúncia de possível problemas no Núcleo Regional de Assistência Domiciliar (NRAD) do Hospital Regional do Gama (HRG). O setor é responsável por dar acompanhamento em casa aos pacientes pré-definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A queixa tramita no órgão fiscalizador desde o dia 20 de janeiro de 2020.
Recentemente, conforme aponta o documento obtido, o atendimento psicológico teria ficado comprometido após a saída da psicóloga Jamila Abdelaziz. A denúncia ainda atribui à criação de uma espécie de “plantão psicológico” pela servidora para justificar a mudança inesperada.
Pelo que os promotores apuram, a psicóloga passaria a atender no pronto-socorro da unidade, a depender da demanda diária e sem controle de atendimento. O documento é acompanhado de fotos.
“Os pacientes da assistência domiciliar, que permanecem em fila de espera por falta de psicólogo, estão desassistidos. São muitos e pessoas em situações muito graves. Minha mãe mesmo não pode ficar sem esse atendimento. Está com depressão e sequer consegue sair de casa”, reforça a denúncia.
Veja o documento:
O que dizem os citados
A reportagem procurou por telefone a psicóloga Jamila Abdelaziz para questionar a veracidade do documento que tramita no MPDFT. Contudo, afirmou que não responderia as indagações do Metrópoles.
Após ser acionada, a Secretaria de Saúde esclareceu à coluna não ter conhecimento do assunto e que ainda não foi notificada pelo Ministério Público sobre a denúncia. “Após a notificação, tomará as medidas cabíveis”, garantiu.