48 projetos são apresentados no 1º dia de trabalhos na Câmara Distrital em 2020

Na abertura dos trabalhos do ano de 2020 na Câmara Legislativa, os deputados distritais apresentaram 48 projetos de lei. A sessão de terça-feira (04/02/2020) foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), devido à ausência de Rafael Prudente (MDB), que está de licença não remunerada. Os outros 23 parlamentares acompanharam os eventos no local.

Um dos primeiros atos da abertura foi a leitura das proposições dos parlamentares. Dos 24, 13 apresentaram documentos que ganharão números para serem votados pelos colegas. Com novo painel instalado, agora é possível acompanhar o número de presentes em plenário e saber qual foi o deputado que participou de todas as votações e quem mais faltou, entre outras disposições.

Os projetos apresentados são os mais diversos: vão desde o pedido para tornar obrigatória a divulgação, no Diário Oficial do DF, do pagamento de precatórios; a instituição do Dia do Choro (referindo-se ao chorinho, estilo musical); e a criação de uma capela social nos cemitérios do DF. As propostas podem ser conferidas no site da CLDF.

Houve ainda a leitura de projeto de resolução do deputado Rodrigo Delmasso, que autoriza a Casa a criar o Instituto de Ensino Superior e Pesquisa do Legislativo do DF (IESPL-DF), além de três projetos de decreto legislativo.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi à Câmara Legislativa para a abertura dos trabalhos. Ele falou da importância das aprovações de projetos na CLDF para a capital, mas não apresentou nenhuma nova proposição no primeiro dia de trabalho de 2020.

O Executivo deve protocolar novos projetos ainda nesta semana, com foco na economia do DF e em obras.

fonte:

metrópoles