Tensão elevada no leste da Ucrânia

A tensão prossegue elevada no leste da Ucrânia, onde nesta quarta-feira forças pró-russas capturaram blindados ucranianos, na véspera de uma reunião em Genebra para tentar encontrar uma solução diplomática ao conflito.

Os serviços de segurança (SBU) ucranianos também denunciaram que os comandantes dos separatistas receberam ordens do Kremlin de “disparar para matar”.

Neste contexto de agravamento da crise, a Otan anunciou que mobilizará novas unidades marítimas, aéreas e terrestres nos países membros da Europa Oriental, e advertiu que poderá reforçar estas medidas de cunho militar se a tensão na Ucrânia não diminuir.

Um jornalista da AFP viu ao menos seis veículos blindados e três tanques leves, alguns com bandeiras russas, transportando homens armados em trajes camuflados, que estacionaram no centro de Slavyanks, uma das cidades da região onde a situação é mais tensa.

O governo da Ucrânia confirmou que seis blindados ucranianos haviam sido “capturados por extremistas”.

Segundo a imprensa russa, são soldados ucranianos que teriam decidido se unir aos insurgentes, embora as autoridades de Kiev tenham garantido à AFP que não faltava nenhum veículo militar.

Na cidade próxima de Kramatorsk, outro repórter da AFP viu uma coluna de 14 veículos blindados das forças ucranianas, que posteriormente se renderam ante as exigências de um grupo de ativistas pró-russos que cercaram seus veículos.

Os soldados de uma coluna na cidade de Kramatorsk entregaram os mecanismos de disparo de suas armas a um líder das milícias em troca da promessa de que poderiam abandonar seus veículos sem serem atacados.

No céu de ambas as cidades também eram avistados aviões militares.

Em Donetsk, vinte homens armados e encapuzados entraram na prefeitura. Desde 6 de abril os separatistas ocupam a sede da administração regional nesta cidade.

No total, os separatistas ocupam edifícios públicos em ao menos dez cidades da região. (AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *