Penitenciária feminina do DF (Colméia – próximo ao Gama) fabricará EPIs

As mulheres da penitenciária feminina do Distrito Federal, mais conhecida como Colmeia, produzirão Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para a capital. Serão confeccionados toucas, capotes e máscaras. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), da Secretaria de Justiça e Cidadania.

A FUNAP tem centrado esforços na busca por parcerias que ofertem cursos profissionalizantes, para a inclusão e reintegração das pessoas encarceradas.

A Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca que “programas voltados à capacitação profissional dos apenados visam garantir que o sentenciado possa, ainda no cumprimento da pena, adquirir conhecimentos que qualifiquem sua mão de obra, o que possibilita a sua reinserção no mercado de trabalho, além fomentar a elevação de sua escolaridade e a prestação de apoio social às famílias dos apenados”.PUBLICIDADE

Oportunidades

No momento, a Funap tem 77 contratos ativos, sendo 73 em órgãos públicos e instituições. Em 2020 a Funap esteve responsável por 3.373 sentenciados, inseridos no mercado de trabalho. Em 2021 são mais de 2 mil reeducandos inseridos no programa de amparo ao trabalhador.

Hoje a Funap atua com o projeto ‘Mãos dadas pela Cidadania’, em trabalhos voluntários, além de oficinas de marcenaria, costura industrial, serralheria e práticas agrícolas.

“Essas experiências positivas apontam que o reeducando que trabalha dificilmente voltar a transgredir a lei”, destacou diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), a delegada Deuselita Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *