Férias de Ibaneis: Paco Britto reassume governo do DF após tirar licença médica

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), reassume a chefia do Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (19), após quatro dias de licença médica. O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB), ocupava o cargo de Ibaneis Rocha, do mesmo partido, que está de férias.

Na quarta-feira (14), Britto disse à reportagem da TV Globo que estava com dor no ciático – maior nervo do corpo humano, que fica entre os pés e a coluna. O vice-governador, no entanto, não deu detalhes sobre o tratamento.

Por causa do afastamento, Prudente assumiu a função de “governador em exercício”, de quinta-feira (15) a domingo (18). A mudança é prevista no artigo 93 da Lei Orgânica do Distrito Federal.

De acordo com a norma, cabe ao presidente do Legislativo assumir o Executivo na ausência do governador e do vice. Ele é considerado o “próximo na linha sucessória”.

Ibaneis, que está de férias desde 9 de julho, deve voltar ao cargo na sexta-feira (23). Os parlamentares da CLDF estão em recesso legislativo desde 1º de julho.

Na agenda de Paco Britto constam compromissos como reuniões com o secretariado, nesta segunda-feira. Há atividades marcadas apenas para o período da manhã.

Prudente no Executivo

Flávia Arruda, Marcelo Queiroga, Rafael Prudente e Osnei Okumoto recebem vacinas contra Covid-19, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Flávia Arruda, Marcelo Queiroga, Rafael Prudente e Osnei Okumoto recebem vacinas contra Covid-19, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Nos quatro dias de mandato, o governador em exercício, Rafael Prudente, participou de agendas do Executivo. Entre as atividades está a entrega de escrituras de casas em Samambaia e o anúncio de regularização em quadras do Riacho Fundo II.

Prudente também participou da solenidade de entrega de medalhas a militares do Corpo de Bombeiros e visitou obras do túnel de Taguatinga, que completam um ano em julho. Além disso, ele afirmou que o programa de capacitação profissional do Executivo, o Renova-DF, terá investimento de R$ 10 milhões.

Prudente também participou da entrega de vacinas contra Covid-19 ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto (veja foto acima). O parlamentar também fez alguns anúncios, como a destinação R$ 15 milhões para as administrações regionais da capital.

fonte:

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *