Após laudo da Defesa Civil, trecho da BR-156 passa por recuperação, no AP

br_156

O trecho sem asfalto da BR-156, entre Calçoene e Oiapoque, no Norte do Amapá, recebe serviço de recuperação para evitar erosões semelhantes as ocorridas em maio, quando um buraco de dez metros abriu no referido trecho e isolou por dias Oiapoque.

O serviço iniciou na sexta-feira (27) após um laudo da Defesa Civil apontar o risco de rompimento da via por causa de “áreas de erosão que ainda continuam cedendo gradativamente”. A inspeção foi a pedido do Ministério Público (MP) do Amapá.

O documento ainda apontou o estreitamento em determinados perímetros ao longo de pouco mais de 100 quilômetros sem asfalto entre Calçoene e Oiapoque vindo a “formar valas que se precipitam a abismos de aproximadamente 15 metros”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), responsável pela manutenção da BR-156, os serviços são feitos em dois trechos. O primeiro é a 90 quilômetros a partir da saída de Oiapoque e o outro fica a 70 quilômetros, no mesmo sentido.

“Um lado da via foi recuperado e estamos atuando no outro. A nossa programação é concluir os serviços até o [próximo] fim de semana. A partir dessa recuperação, vamos fazer um trecho entre Calçoene e Vila do Carnot, que é a última etapa de conversação feita no verão até dia 20 de dezembro”, falou o secretário Odival Monterrozo.

O serviço consiste na compactação da terra a cada 20 metros a fim de evitar o aparecimento de erosões e deixando no nível da pista trechos que podem estar com abertura de buracos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *