Regional
Mais de 1,5 mil carteiras de motorista foram suspensas ou cassadas nos primeiros quatro meses deste ano no Distrito Federal. Em 78% dos casos (1.171), o motivo é a mistura de álcool e direção. Segundo o Detran, o maior desafio do órgão é acabar com o consumo de álcool por quem vai dirigir.
O gerente do Detran Adilson Lima, a quantidade de infrações permaneceu a mesma, mesmo com a imposição de uma lei mais rígida. “A cultura permanece a mesma. As infrações continuam na mesma proporção”, disse.
Em segundo lugar entre os motivos da suspensão do direito de dirigir está a falta de uso de capacete por motociclistas (148 casos), seguido de motoristas envolvidos em acidentes que não prestam socorro a vítimas (62), condutores flagrados realizando manobras perigosas (50) e aqueles com mais de 20 pontos na carteira em um período de 12 meses (34).
O advogado Valter Gonzaga diz que em todos os casos as pessoas podem recorrer e questionar a apreensão da carteira. Ele lembra que no caso do motorista que é dono do carro não ter cometido a infração, os pontos podem ser transferidos para quem dirigia no momento da multa. “No momento em que o proprietário recebe a notificação, ele pode e deve indicar o real infrator.”