Negociações políticas sobre a Síria são bloqueadas em Genebra (delegações)

Os enviados do presidente sírio, Bashar al-Assad, e da oposição, reunidos em Genebra para as negociações de paz, chegaram nesta segunda-feira a um impasse durante a tentativa de discutir a questão da transferência de poder, indicaram fontes das duas delegações.

“As discussões não foram construtivas hoje por causa da atitude do regime de querer desviar as negociações que deveriam focar na aplicação de Genebra I”, o texto elaborado em junho de 2012 pelas grandes potências, indicou Rima Fleyhan, membro da delegação da oposição.

“A delegação do regime quis mudar de assunto falando de terrorismo”, informou.

“Nós iremos manter o nosso posicionamento. Estamos aqui para aplicar Genebra I e planejar a formação de um governo de transição com plenos poderes”, acrescentou Fleyhane.

Já uma fonte próxima ao regime disse à AFP que “a oposição rejeitou o plano de ação (apresentado por Damasco) e pediu para que falássemos exclusivamente da transição governamental”.

O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, suspendeu então as discussões, segundo a fonte.

A oposição considera desde o início que Genebra I é sinônimo de um governo de transição e da saída do presidente Bashar al-Assad, no poder desde 2000.

O regime acredita, por sua vez, que o texto abre caminho para um governo de união e rejeita uma partida de Assad.

Desde sábado, as duas delegações começaram a discutir por meio de um mediador, mas as questões políticas foram evitadas, com discussões focadas nas “medidas humanitárias”.

A primeira reunião com uma agenda estritamente política após as discussões de sábado e domingo aconteceram na manhã desta segunda-feira e chegaram a um impasse.

O mediador Lakhdar Brahimi deve discutir separadamente com cada delegação no final da tarde. (Por:AFP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *