Chávez se recupera bem, mas ‘batalha mais complexa’ está por vir, diz Jaua
Caracas, (EFE)
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, informou nesta quinta-feira em sua volta de Havana que o presidente, Hugo Chávez, está em ‘pleno processo de recuperação’ de sua quarta operação de câncer, mas ressaltou que agora ‘vem a batalha mais complexa contra a doença’.
‘Podemos dizer que do pós-operatório, o presidente está em pleno processo de recuperação. No entanto, vem a batalha mais complexa e mais profunda contra a doença’, afirmou Jaua em um contato telefônico durante uma entrevista coletiva oferecida pelo ministro de Comunicação, Ernesto Villegas.
‘Mas serão as partes médicas correspondentes as que darão os detalhes da situação clínica do presidente Chávez’, se limitou a dizer o chanceler, que viajou na segunda-feira a Cuba para se reunir com o líder.
Jaua, que indicou que estava chegando de Havana, disse ter sustentado ‘vários’ encontros com o líder durante sua estadia em Cuba junto com o vice-presidente, Nicolás Maduro; o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez; o irmão mais velho do líder e governador, Adán Chávez; e a procuradora-geral, Cilia Flores.
‘Estivemos tratando com o presidente Chávez um conjunto de temas econômicos, políticos, do funcionamento do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), das vindouras eleições municipais. Foram tomadas várias decisões que o vice-presidente executivo já irá divulgar’, comentou.
Chávez viajou para Cuba em 10 de dezembro para submeter-se à quarta operação por conta de um câncer, do qual não se conhece o tipo nem o alcance, e desde então os venezuelanos não o viram ou ouviram.
‘O presidente está plenamente consciente, nos comunicamos, tomou decisões a respeito da agenda internacional, da agenda interna’, insistiu Jaua, sem detalhar os acordos tomados.
Villegas, por sua vez, indicou que Chávez não se comunicou com os venezuelanos e não foram divulgadas fotografias suas porque o presidente delegou a tarefa da comunicação ao Governo.
‘Por que não há fotos ou tuítes? Bom, o presidente está entregando à equipe de Governo que o acompanha a tarefa de comunicar o povo venezuelano e os povos irmãos do mundo inteiro sobre a evolução de sua saúde’, argumentou o ministro.
‘O presidente confiou em sua equipe de Governo, tivemos sucessivos relatórios e a situação foi gerida de uma maneira bastante fluente’, avaliou.
Sobre o estado de saúde de Chávez, Villegas assegurou que ‘até agora a sua evolução é positiva em um marco complexo, difícil, delicado, como já foi explicado reiteradamente’.
‘Esperamos que em semanas o presidente venezuelano esteja conosco’, disse Villegas, antes de reiterar, no entanto, que o Governo não quer ‘semear expectativas’ sobre seu retorno.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Fonte: msn.com