Nevasca em montes da Guatemala é efeito de mudança climática, diz órgão
Da AFP
Cumes ficaram cobertos de neve e outras regiões foram encharcadas.
País tropical da América Central chegou a registrar -7° C de madrugada.
Uma nevasca incomum no município Ixchiguán, na Guatemala, surpreendeu na sexta-feira (25) os moradores do país, que tem clima tropical.
Os cumes das montanhas mais altas da região – que fica 290 km a oeste da capital Cidade da Guatemala, no departamento (estado) de San Marcos, na fronteira com o México – amanheceram cobertas de neve, enquanto outras áreas de menor altitude estavam encharcadas, informou o Instituto de Meteorologia (Insivumeh) local.
“São indícios de que estão ocorrendo mudanças (no clima) em nível global, afetando um país tropical com neve”, disse à AFP o diretor do órgão, Eddy Sánchez.
O especialista explicou que o fenômeno ocorreu por uma mistura de correntes de ar frio e úmido nas montanhas guatemaltecas, onde as temperaturas registraram até -7° C na madrugada.
A neve era visível nas crateras dos vulcões Santa Maria, Acatenango e Tajumulco, no oeste do país, que alcançam altitudes de 3.700 a 4.200 metros acima do nível do mar, segundo comunicado da empresa estatal Coordenadora para a Redução de Desastres (Conred).
A temporada de frio na Guatemala começou em novembro do ano passado e deve acabar em fevereiro, segundo as autoridades de proteção civil do país.
Homem registra foto ‘histórica’ de montanha coberta de neve na Guatemala (Foto: HO/INSIVUMEH/AFP)
Fonte: g1.globo.com