Professores protestam contra cortes na educação em Portugal
Da Reuters
Manifestação reuniu mais de 30 mil pessoas em Lisboa.
Professores pedem renúncia do ministro da educação.
Milhares de professores portugueses realizaram manifestações em Lisboa neste sábado (26) para protestar contra os cortes de investimento na educação como parte do programa de austeridade do governo.
A organização Fenprof (Federação Nacional dos Professores) estimou que 30 mil professores marcharam pelo centro da cidade, pedindo a renúncia do ministro da educação e protestando contra os cortes nos salários e daquilo que chamaram de “deterioração das condições de trabalho”.
“Estou aqui para proteger as escolas públicas e, acima de tudo, para defender o futuro de nosso país e de meus filhos que ainda estão crescendo”, contou a professora Anabela Mendes. O protesto dos docentes foi o maior este ano até agora no país.
O maior aumento de impostos na história de Portugal começará a ser sentida quando os trabalhadores começarem a receber os primeiros pagamentos de 2013, que irão acontecer no fim do mês de janeiro.
Manifestante segura placa mostrando queda do investimento em educação em relação ao PIB (Foto: Rafael Marchante/Reuters)
Fonte: g1.globo.com