Everaldo Detran quer superar caos herdado
Carcaças de veículos usados e maquinários sucateados expostos em praça pública viraram a principal atração turística do município. A ordem para expor os “bens” herdados do governo anterior partiu do atual chefe do Executivo, Everaldo Detran. A idéia é deixar o lixo público à vista por 30 dias e depois leiloá-los. O ex-prefeito Doka se defende: “Entreguei o que recebi.”
As carcaças escondem algumas curiosidades. Em alguns casos, veículos quase novos viram grandes vazios. Uma ambulância destinado ao SAMU, por exemplo, está sem algumas peças. A viatura, doada pelo Ministério da Saúde, deveria estar servindo à comunidade local. Além da ambulância do SAMU existem outras em pior estado. A exposição ocupa toda a frente da rodoviária do município.
Muitos moradores ficaram assustados ao tomarem conhecimento da situação da prefeitura. “Não sabia que o patrimônio público estava tão destruído. Vejo que os governos anteriores tiveram pouco cuido com o patrimônio do povo de Novo Gama. Para mim isto é uma vergonha”, comentou assustado o morador Paulo Marx Lima, morador da Vila União.
Suely Soares, moradora do Lago Azul, também ficou surpresa com o amontoado de ferro-velho. Ela acredita que houve “desleixo” dos prefeitos anteriores. “Parece que não havia manutenção dos carros da prefeitura. Acho que o Ministério Público deveria tomar uma decisão em relação a este grave problema apresentado agora, de forma corajosa, pelo prefeito Everaldo.
Dívidas
Os problemas de Novo Gama não ficam restritos a frota de veículos. Segundo o secretário de Governo, que também responde pela pasta de Finanças e Administração, Delmar Carneiro, um dos maiores problemas da atual administração é a dívida milionária, também herdada. Segundo ele, hoje, o rombo financeiro chega a casa dos R$ 30 milhões. Só para a Celg o município deve cerca de R$ 5 milhões. O restante é com o INSS e com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município. Agora a prefeitura está levantando débitos junto à justiça e aos convênios federais.
Uma das preocupações do atual governo era em regularizar a folha de pagamento dos servidores da saúde. Ainda segundo Delmar, hoje a situação está normalizada. “Já temos dinheiro em caixa para o próximo pagamento”, revela orgulho do auxiliar de Everaldo.
Embora atolados em problemas, o governo local encontra forças para executar algumas ações emergências. Só na área de limpeza foram recolhidos em menos de duais semanas cerca de 160 toneladas de lixo e entulhos. A prefeitura também quer o fim da erosão do Pedregal de Cima e dos buracos. A equipe de trabalho começará a atuar no Lago Azul, logo depois partirá para outros bairros.
obrigado pela infornacao maravilhosa que eu estava procurando essa infornacao para a minha missao.