ODemocrata

Cidades do Entorno terão Plano de Segurança

Os municípios do Entorno Sul do Distrito Federal têm 60 dias para elaborar seus planos de segurança pública. A definição desse prazo ocorreu durante reunião realizada ontem no Centro de Convenções de Luziânia entre o secretário da Segurança Pública e Justiça de Goiás, Joaquim Mesquita e os prefeitos Cristóvão Tormin (Luziânia), Giselle Araújo (Cidade Ocidental) e Luis Attiê (Cristalina), além de representantes dos municípios de Valparaíso e Novo Gama e Ministério Público Estadual, entre outros.

Os municípios do Entorno Sul do Distrito Federal têm 60 dias para elaborar seus planos de segurança pública
Os municípios do Entorno Sul do Distrito Federal têm 60 dias para elaborar seus planos de segurança pública

Os planos municipais de segurança traçarão metas e necessidades dos municípios no setor. Para consolidá-los, serão reativados os Gabinetes de Gestão Integrada dos Municípios, integrados por membros da Segurança, prefeituras, Ministério Público e sociedade civil. “A participação dos municípios é fundamental para a efetivação das políticas públicas de segurança”, afirmou o secretário Joaquim Mesquita.

A reunião técnica foi uma iniciativa do Ministério Público. Segundo a promotora Patrícia Gimenes, coordenadora do Projeto do Entorno do DF do Ministério Público, a Região convive com problemas graves no setor, e que só a ação conjunta poderá diminuir a situação. Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Bernardo Boclin defende a mesma tese. Segundo ele, a união de Estados e municípios trará avanços significativos.

Joaquim Mesquita lembrou que um dos principais gargalos da Segurança, que é o baixo quantitativo de policiais, será amenizado com os concursos para as Polícias Civil e Militar, que estão em curso. Segundo o diretor-geral da PC, João Carlos Gorski, parte dos aprovados no certame será destinada ao Entorno do DF. Ele ressaltou que há previsão de recursos do Governo do Estado para reforma das delegacias locais.

Comandante-geral da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, afirmou que a PM também terá reforço no quantitativo de homens com o concurso e a contratação de soldados temporários para o Serviço de Interesse Militar Voluntário. Segundo ele, a região terá prioridade no programa. Após o prazo para concretização dos planos de segurança, outra reunião será marcada para definição de um cronograma de aplicação das medidas. (Com informações da AGECOM do Governo de Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *