Estádio Nacional será inaugurado com futebol
O programa semanal de rádio Momento da Copa desta quinta-feira destaca a definição da nova data para a inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que passou do dia 21 de abril para 18 de maio. A decisão, tomada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi motivada pelas chuvas constantes, que têm prejudicado a execução de etapas anteriores à instalação do gramado, como a drenagem do campo.
Segundo o governador, o objetivo é preservar a estrutura da arena multiuso, que será palco da abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013, em 15 de junho, e de sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. “Não vamos pôr em risco um estádio maravilhoso desse, uma grande conquista da nossa cidade e de nosso país. Essa foi uma decisão política de não fazer nada mal feito. Mas entregaremos o nosso estádio, que é o melhor do Brasil e um dos mais modernos do mundo, para os moradores de Brasília”, ressaltou Agnelo Queiroz.
A entrega do estádio será marcada por muita festa, com a final do Campeonato Brasiliense e a presença da cantora Elza Soares, que foi companheira do genial craque Mané Garrincha por 17 anos. Ela vai cantar o Hino Nacional Brasileiro. Além da final do Candangão, o estádio terá um segundo evento-teste antes da Copa das Confederações: a abertura do Campeonato Brasileiro, com o jogo entre Santos e Flamengo, em 26 de maio.
Para o secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro, a presença da torcida vai fazer toda a diferença. “O que se espera de um templo das artes como esse é que a sociedade possa estar presente, participando do evento como ingrediente fundamental na sua execução”, afirmou o secretário.
Time da paz – O programa desta quinta-feira também traz o tema social de Brasília para a Copa do Mundo: Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo. A campanha foi lançada pelo GDF na segunda-feira (15). Ao todo, 14 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal participarão de atividades, gincanas e projetos de combate à violência. O objetivo é estimular a responsabilidade e a paz dentro e fora do ambiente de aprendizado.
As crianças das escolas classes concorrerão a uma vaga no chamado Time da Paz. O ganhador entrará em campo com os jogadores profissionais em partidas disputadas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Já os adolescentes do Ensino Fundamental desenvolverão projetos de combate à violência: os autores dos dois melhores projetos serão premiados com tablets.
Programa – O Momento da Copa é produzido pela Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 e os sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. A Secretaria de Cultura é parceira da iniciativa, veiculada pela rádio Cultura FM (100,9), todas às quintas-feiras, às 8h, com reprise às 18h. O programa também fica disponível no PORTAL BRASÍLIA NA COPA (http://www.copa2014.df.gov.