GDF imuniza população carcerária contra gripe
Os 12 mil internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal começaram a receber a vacina contra a gripe, ação que faz parte da campanha de imunização contra a influenza, e segue até o próximo dia 30 nos presídios do DF.
“Desde ontem, quando a campanha teve início, mais de cinco mil sentenciados já receberam a vacina. Os servidores que têm contato direto com a população carcerária também receberam a dose”, destacou o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, Cláudio Moura Magalhães.
Segundo ele, a vacinação dos dois grupos reduz o risco de contágio. “Não adianta imunizarmos os internos e deixar os servidores expostos ao vírus”, completou o subsecretário. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações dos presos causadas pela doença.
A população carcerária faz parte do grupo prioritário para imunização, definido pelo Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, assinado pelos ministérios da Saúde e da Justiça.
Com a ação, além de atender ao documento, o GDF cumpre com a portaria 1.777/2003 do governo federal, que estabelece a promoção da atenção integral à saúde da população prisional.