ODemocrata

Detran realiza operação em cidades turísticas de Goiás

O Detran realiza a partir desta sexta-feira, dia 12, a Operação Férias, que consiste na atuação da Balada Responsável nos principais destinos turísticos do Estado. Além da Região Metropolitana de Goiânia, a ação desenvolve atividades de educação de trânsito e fiscalização em outros cinco municípios goianos, para conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Detran realiza operação em várias cidades turísticas. (Foto: Eduardo Ferreira)
Detran realiza operação em várias cidades turísticas. (Foto: Eduardo Ferreira)

Todas as sexta-feiras, sábados e domingos, até o início de agosto, equipes de educadores de trânsito, funcionários do Detran e policiais militares sairão de Goiânia rumo a Pirenópolis, Caldas Novas, Porangatu, Uruaçu, Aruanã. Para as blitze será empregado um quantitativo de 100 pessoas entre pm´s e civis. Serão utilizados cerca de 100 bafômetros. Nas ações de cunho estritamente educativas também trabalharão 100 profissionais. Durante esse período, o Detran manterá os trabalhos na Região Metropolitana de Goiânia.

Educação para o Trânsito
Além da fiscalização, feita por meio de blitze, educadores de trânsito percorrerão os locais de grande concentração de turistas e moradores para orientar e distribuir material educativo. O objetivo é alertar os condutores para os riscos de dirigir um veículo após a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool reduz o reflexo do condutor, elevando potencialmente o risco de acidentes.

Com as mudanças na lei, se o condutor fizer o teste do bafômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames sangue a tolerância é zero. Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência no período de um ano), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *