ODemocrata

Marconi tem baixa aprovação, diz pesquisa

Pesquisa Serpes divulgada nesta segunda-feira (15/7) aponta aprovação em baixa para os governos de Marconi Perillo (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT), com reprovação de 31,7% para o tucano e de 36,2% para a petista. Neste cenário, a aprovação do governador aparece com 30,4% e a da presidente com 26,1% pelo eleitorado, que se prepara para ir às urnas daqui a 16 meses.

Governos Dilma e Marconi têm baixa aprovação após onda de protestos. (Foto: Divulgação-net)
Governos Dilma e Marconi têm baixa aprovação após onda de protestos. (Foto: Divulgação-net)

Enquanto o governo Marconi é apontado como ótimo por 5,2% dos entrevistados, 19,2% classificaram a terceira gestão do tucano como péssima, 12,5% ruim e 35,5% como regular. 2% não opinaram.

Já a gestão petista comandada por Dilma apresentou 20,3% de avaliação péssima e 15,9% ruim ante 5,5% de ótima e 20,6% de boa. 36,3% consideram o governo regular.

Os 801 entrevistados pelo levantamento, encomendado pelo jornal “O Popular”, foram ouvidos entre 10 e 12 de julho, período em que a onda de protestos foi retomada com o Dia Nacional de Luta promovido por centrais sindicais na última quinta-feira (11), que em embora com menos ênfase, acabou por figurar o noticiário nacional.

E os protestos também foram os responsáveis pela avaliação negativa apontada pelos eleitores em relação ao Legislativo e o Judiciário. As câmaras municipais e os prefeitos goianos também não estão bem frente à avaliação do eleitorado.

1/3 do eleitorado goiano reprovou os resultados da Assembleia Legislativa e do Poder Judiciário. Num total de 31,5% de reprovação, 15,5% consideraram o Legislativo péssimo e 16% ruim. Apenas 1,4% disseram que os deputados estaduais de Goiás merecem ótimo, sendo que 10,9% responderam que a gestão é boa. O destaque neste ponto é o alto porcentual de eleitores que não souberam ou não quiseram opinar: 21,7%.  Na capital, nenhum dos entrevistados apontou a atuação da Assembleia Legislativa como ótima.

Com 29,8% de avaliação negativa, o Judiciário teve 15,9% de avaliação ruim e 13,9% péssima. Consideraram a Justiça em Goiás boa 16,4% e ótima 3,1%.

A mesma reprovação popular foi verificada junto aos vereadores goianos. 41,5% dos entrevistados consideraram o Legislativo de seus municípios negativo. Foram pesquisadas 30 cidades de todas as regiões. Empossados há sete meses, os prefeitos quase tiveram empate entre as avaliações positiva e negativa, 35,2% no primeiro caso e 32,7% no segundo.

O maior índice de reprovação foi verificado em Goiânia: 56,8% dos eleitores goianienses não estão satisfeitos com a atuação do Legislativo municipal. Assim como na Assembleia Legislativa, nenhum dos entrevistados da capital disse que a Câmara de Vereadores tem um ótimo desempenho. Somente 5,7% aprovam a atuação dos vereadores, sendo que 28,4% a consideram regular.

MP é a instituição menos negativa aos olhos da população

Foram 24,6% de avaliação negativa, sendo 12% de péssimo e 12,6% de ruim. Apontaram o desempenho do Ministério Público positivo 24,6%, dos quais 22,2% responderam que a atuação é boa e 3,2% ótima. 34,3% consideram regular e 15,6% não opinaram. Em Goiânia as avaliações entre negativo e positivo diferiram em 1,1 ponto porcentual, com 28,4% de reprovação e 27,3% de aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *