Câmara federal irá debater sobre a extensão do BRT de Santa Maria
Na quarta-feira, 16, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou o requerimento nº 288/13, da deputada Flávia Morais (GO) e subscrito pelo deputado Policarpo (PT/DF), para a realização de audiência pública para debater a implantação da extensão do BRT de Santa Maria/DF.
A extensão do BRT vai interligar a regional administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, ao município goiano de Luziânia, atendendo 147.700 pessoas, com redução do tempo de viagem de duas horas para 45 minutos. O BRT de Santa Maria é uma extensão do Expresso DF, obra que já está em execução pelo PAC Mobilidade, liga o Plano Piloto a Santa Maria, e deverá ficar pronta até a Copa do Mundo de 2014.
Para o deputado Policarpo o Expresso DF é um grande avanço do governo do GDF, e a sua extensão possibilitará atender mais pessoas. “Muitos moram no entorno e trabalham no DF, ou vice-versa, a mobilidade urbana no DF está melhorando e por que não fazer uma parceria e melhorar transporte no entorno também?”, questiona Policarpo.
Segundo a prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento (PT/GO), o BRT significa uma revolução no transporte público na região, “a cidade está crescendo, o comércio local está em constante desenvolvimento e a migração está crescente, precisamos investir em um transporte público de qualidade para atender a população”.
“O debate proporcionado pela audiência pública é necessário e importante, pois precisamos melhorar os meios de transporte público. A extensão do BRT que liga Brasília/DF a Luziânia/GO é uma alternativa moderna, de qualidade, e irá atender milhares de pessoas diariamente”, afirmou Policarpo.
Serão convidados para o debate a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério das Cidades e os Prefeitos do Novo Gama/GO, Valparaíso/GO, Cidade Ocidental/GO e Luziânia/GO, cidades atendidas com a extensão do BRT. (Com informações da Assessoria do Deputado).
O que são os Bus Rapid Transit (BRT)
O Bus Rapid Transit (BRT) são corredores de ônibus bi-articulados que funcionam com a qualidade de um metrô. Eles andam sobre canaletas e em corredores exclusivos, gerando mais conforto e agilidade para os passageiros.