ODemocrata

Ingá quer pressionar estaduais para criar nova cidade

O Senado aprovou na quarta-feira (16) projeto de lei que permite a criação de novos municípios. Proposto em 2008 pelo Senado, o projeto sofreu alteração na Câmara e, por isso, voltou para nova votação pelos senadores. Agora, seguirá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

A vereadora Professora Edna é uma das lideranças do processo de emancipação do Ingá. (Foto: Divulgação)
A vereadora Professora Edna é uma das lideranças do processo de emancipação do Ingá. (Foto: Divulgação)

Segundo o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), atualmente, o projeto já permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em municípío – de pelo menos 188 distritos.

De acordo com o substitutivo aprovado, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, tanto no caso da criação ou desmembramento quanto nas situações em que houver fusão ou incorporação de cidades.

Segundo a vereadora Professora Edna, uma das líderes do movimento pró-emancipação do Distrito do Jardim do Ingá, em Luziânia, além do Ingá a região do Entorno pode ganhar as cidades o Lago Azul (Novo Gama), ABC (Cidade Ocidental) e Marajó (Cristalina). Edna agora organiza uma caravana para pressionar os deputados estaduais. Edna conta que tem apoio de políticos de outras cidades, com o vereador de Valparaíso, Elvis Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *