Iris e Marconi polarizam disputa pelo governo de Goiás

O governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB)  estão tecnicamente empatados, de acordo com a segunda rodada da pesquisa Serpes/O Popular, na disputa pelo governo de Goiás. Marconi tem 27,2% das intenções de voto na estimulada e aparece com 25,6% da preferência do eleitorado goiano.

A pesquisa, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro, apresenta oito nomes para avaliação do eleitor. O instituto ouviu 801 eleitores em 31 municípios.

O governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB)  estão tecnicamente empatados (Foto:Divulgação)
O governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) estão tecnicamente empatados (Foto:Divulgação)

O empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), ocupa o terceiro lugar, com 11,5% de intenções de voto. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) vem em seguida, com 7,2% da preferência dos pesquisados. O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT) alcança 5,4%. O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi (PMDB) está com 2,1% de intenções de voto. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) e o vice-governador José Eliton (PP) aparecem com 1,9% e 1,4%, respectivamente.

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o nome mais rejeitado: 28,3% dos entrevistados responderam que não votariam no candidato tucano. (Divulgação)
O governador Marconi Perillo (PSDB) é o nome mais rejeitado: 28,3% dos entrevistados responderam que não votariam no candidato tucano. (Divulgação)

Diante das oito alternativas apresentadas pelo Serpes, 9,7% dos eleitores afirmaram que votariam nulo ou não votariam. 8% disseram estar indecisos.

Na primeira rodada da pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 10 e 12 de julho, Marconi Perillo apareceu com 24,% de intenções de voto, enquanto que Iris Rezende tinha 24,5%. Nos dois levantamentos, o cenário é de empate técnico, já que a margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Quatro cenários 

A pesquisa Serpes simulou quatro cenários com apenas três nomes na disputa pelo governo de Goiás.

No primeiro quadro, com Marconi Perillo, Iris Rezende e Vanderlan Cardoso – o mesmo cenário das eleições de 2010 -, o governador aparece à frente, em um caso de empate técnico com Iris Rezende. Marconi aparece com 33,6% e Iris 31,6%. Vanderlan tem 15,9%.

No segundo, em que o candidato do PMDB é Júnior Friboi, Marconi lidera com 41,1%. Vanderlan vem em segundo lugar, com 23,5%. O peemedebista tem 5%.

No terceiro quadro, em que José Eliton Júnior ocupa o lugar de Marconi Perillo, contra Iris Rezende e Vanderlan Cardoso, o resultado é o seguinte: o peemedebista fica em primeiro lugar, com 43,3%. Vanderlan tem 22% e José Eliton, 4%.

No quarto cenário, Vanderlan, Júnior Friboi e José Eliton, o pessebista lidera com 36,6%,. O peemedebista tem 7,5% e o pepista com 4,5%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados ao eleitor, o governador Marconi Perillo lidera com 20,5% – 15 pontos porcentuais à frente de Iris Rezende, que tem 5,6%. Vanderlan Cardoso aparece com 4,5%. 20 nomes são citados na espontânea, sendo 16 deles com menos de 1% de intenções de voto.

O porcentual de eleitores que não sabem em quem votar para o governo subiu de 29% em julho para 53,8% na segunda rodada.

Rejeição

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o nome mais rejeitado: 28,3% dos entrevistados responderam que não votariam no candidato tucano. Ronaldo Caiado (DEM) aparece em segundo lugar, com 20,5% e Iris Rezende (PMDB) vem em terceiro, com 18,1%.

Paulo Garcia (PT) aparece com 8,9% de rejeição. Júnior Friboi (PMDB) e Antônio Gomide (PT) alcançam 7,1%, cada um. José Eliton (PP) tem 6,5%.

A menor rejeição é a Vanderlan Cardoso (PSB): 6,1%. (Por #HeltonLenine, Repoórter do Jornal DIÁRIO DA MANHÃ de Goiânia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *