9 de dezembro de 2023

Campanha do Detran-DF terá ajuda de estudantes

Alunos das escolas públicas e particulares do Distrito Federal poderão abusar da criatividade em concurso realizado pelo Detran-DF para a escolha de jingle e da mascote para a campanha “Faixa Cidadã”, prevista para ser lançada no início do próximo ano.

O objetivo da mobilização é reforçar a importância do uso da faixa de pedestre e manter a capital como exemplo para todo o Brasil.

“Nossa meta é trazer para a campanha algo que tenha sido criado pela população que vivencia este respeito à faixa de pedestre. E nada melhor que os estudantes para trazerem essa linguagem por meio da escolha de um jingle e da mascote”, destacou o diretor de educação de trânsito do Detran, Marcelo Granja.

O diretor fez questão de ressaltar que o Detran-DF resolveu reforçar o uso consciente da faixa, após 16 anos, para destacar o lado positivo desse período e não o negativo.

De acordo com ele, neste ano foi registrado apenas uma morte na faixa de pedestre, “número que demonstra a eficácia das ações educativas constantes do órgão e que servem como incentivo para continuar mostrando para o Brasil que Brasília ainda é referência” no assunto.

O envolvimento de alunos das escolas públicas e particulares nessa etapa que antecede a realização da campanha teve completo apoio da Secretaria de Educação, que começará, ainda nesta semana, a divulgar o edital do concurso em todas as regionais de ensino do Distrito Federal.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no site do Detran-DF ou presencialmente nos postos de atendimento do órgão.

O coordenador de educação integral da Secretaria da Educação, Jeovany Machado, que representará as regionais de ensino do DF, destacou que “a importância da ação vai além do trabalho social em relação à preservação de vidas”, ao lembrar do trabalho pedagógico que será feito com as crianças e adolescentes.

SELEÇÃO – O concurso para a escolha de um jingle tem como tema principal “Sou brasiliense. Sou cidadão. Eu respeito a faixa”.

Podem participar da seleção somente alunos do ensino médio, que podem concorrer com músicas – com duração de no mínimo 25 segundos e no máximo 30 -, de autoria individual ou em grupo com limite máximo de três autores.

Para participar da definição da mascote da campanha, o estudante deve estar matriculado entre o 1º e 9º ano do ensino fundamental. A arte deve ser apresentada por apenas um participante que, junto ao desenho, deve sugerir um nome ao personagem. É permitida a utilização de qualquer técnica de pintura, como lápis de cor, caneta hidrocor, aquarela, digitalizado, entre outros.

Todos os trabalhos serão analisados por uma Comissão Avaliadora, formada por servidores do órgão e profissionais da área (música e design).

O candidato ou grupo vencedor será premiado com um tablet e terá direito a acompanhar um voo de monitoramento de trânsito no helicóptero do Detran-DF. A escola com maior número de alunos com trabalhos classificados também ganhará um projetor multimídia.

Nesta quarta-feira (13), está marcada reunião com representantes das regionais de ensino, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe) e Secretaria de Educação para divulgar o edital, publicado na última sexta-feira (8) no Diário Oficial do DF.

SERVIÇO:

O que: Concurso para escolha de jingle e mascote para campanha “Faixa Cidadã”

Inscrições: gratuitas e podem ser realizadas em posto do Detran-DF ou no www.detran.df.gov.br  (Por   Kelly Ikuma, da Agência Brasília)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *