Programa nuclear iraniano
Genebra – As difíceis negociações em Genebra entre as grandes potências e o Irã, que se nega a aceitar um acordo nuclear que não contemple o direito de enriquecer urânio, prosseguiam nesta quinta-feira (21/11)em um clima construtivo, segundo fontes de ambas as partes.
As negociações sobre o programa nuclear iraniano mantidas nesta quinta-feira entre a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, permitiram “um início das negociações muito substancial e detalhado”, indicou o porta-voz de Ashton, Michael Mann.
“Se envolveram em um trabalho muito detalhado”, declarou este porta-voz, afirmando que as negociações entre Ashton e Javad Zarif seriam retomadas nesta tarde. “As negociações foram boas e mergulhamos no conteúdo e nos detalhes, mas as divergências nas posições prosseguem”, indicou, por sua vez, à agência iraniana ISNA o número três da delegação do Irã, Majid Tajt Ravanshi.
O Irã afirmou, no entanto, que ainda existem “divergências em questões sérias nas negociações”.
“Mantivemos negociações sérias (…) muito úteis (…) mas há divergências sobre temas sérios”, declarou Abbas Araghchi, à frente da equipe de negociadores iranianos, citado pela agência ISNA.