Valdirene Tavares premia estudantes em Luziânia
A Prefeitura de Luziânia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, premiou com um tablet cada vencedor do concurso de cartazes que teve como tema o “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A solenidade aconteceu, no último dia 20, no salão do Centro de Convivência e contou com as presenças da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Valdirene Tavares, de outras autoridades, de representantes do Conselho Tutelar, da comissão julgadora, de diretores de escolas, alunos e pais.
O concurso foi organizado pelo Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e contou com a participação de mais de 120 alunos do ensino fundamental II ao ensino médio, orientados por seus professores.
De acordo com Valdirene Tavares, a iniciativa da Prefeitura foi uma maneira de interagir mais com os alunos e também de esclarecer quais medidas tomar em caso de violência e exploração sexual. “Foi uma maneira dinâmica que encontramos para tratar de um assunto tão delicado. A partir dos cartazes e relatórios dos alunos, observamos o cotidiano das crianças e jovens. Nosso objetivo foi conscientizar e conseguimos”, disse.
Valdirene aproveitou a oportunidade e agradeceu ao prefeito por apoiar iniciativas como esta. “O prefeito Cristóvão Tormin não mede esforços para nos ajudar, principalmente, quando é para movimentar a comunidade. Ele é um grande incentivador e apoiador das atividades culturais e artísticas em nosso município. Podem ter certeza de que daremos continuidade ao concurso nos próximos anos, com caminhadas e várias palestras”, ressaltou.
A coordenadora do CREAS, Tatiane Mafiza, acredita que a ação esclareceu o assunto tanto para os estudantes quanto para os familiares. “Foi muito gratificante. Por meio dos cartazes e relatórios, identificamos alunos que já sofreram abusos, ou que conhecem quem já passou pela situação. A partir de agora, eles sabem dos seus direitos”, enfatizou.
Wellington Eduardo Moreira trabalhou como orientador dos dois grupos vencedores. Segundo ele, a experiência foi muito boa. “Os alunos realmente se dedicaram, dividiram experiências. Houve relatos que me emocionaram, e sei que esses alunos aprenderam e vão passar adiante tudo que foi realizado aqui”, ressaltou.
Sandra Cassia de Souza Thomé, vencedora do primeiro lugar, disse que trabalhar nesse projeto foi maravilhoso. “Adorei ter participado, aprendi muito com o assunto. Esse concurso foi uma maneira de mostrar para a sociedade que não devemos ter medo de denunciar”, destacou. (Com informações da ASCOM da prefeitura de Luziânia-GO)